Acho óptimo que os lugares sejam marcados no comboio. Acho que é forma de tornar as coisas mais organizadas e ordeiras. O que me chateia são as pessoas que não respeitam os lugares marcados. E o que chateia mais são as pessoas que ainda levantam a voz para dizer que isso está mal, que se sentam onde quiserem e que é assim que tem de ser. No outro dia, por causa de um indivíduo com mau aspecto e que ninguém, revisor incluído, queria confrontar, já estavam 3 pessoas no lugar de outras. É que as pessoas são boazinhas e simpáticas (porque fica bem, porque têm medo, porque não se querem chatear) e não dizem nada e sentam-se noutro lugar. Entretanto a pessoa desse lugar vêem outra pessoas no lugar (que lá está porque já tinha outra pessoa no lugar) e senta-se noutro lugar (que há-de ser de outra pessoas, e assim por diante. Até que chegue alguém (inteligente) que exige o seu lugar. E depois… a troca de lugares nunca acaba…
E tudo isto porque alguém não se deu ao trabalho de ser civilizado e cumprir as regras. É que, sinceramente, procurar um número, não dá assim tanto trabalho.
É claro que há excepções. Existem pessoas, especialmente as idosas, que às vezes não sabem ver o lugar. Bem, podemos sempre ajudá-las.
E também é claro que vou pensar nisto que escrevi e ficar com vontade de bater em mim própria, quando o meu lugar for ao pé de uma pessoa horrível, que vá o caminho inteiro em cima de mim, a tossir e a cheirar mal, e eu desejar poder mudar de lugar. Bem, talvez não em simultâneo, mas já apanhei estas coisas todas.